domingo, 25 de maio de 2008

Assembléia vota pedido de audiência sobre impacto de poluidoras

Flávia Bernardes



A Comissão de Defesa da Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa vota na próxima segunda-feira (27), o pedido de audiência pública feito pelos moradores de Guarapari, para discutir os impactos dos projetos industriais que serão implantados no sul do Estado. A iniciativa é da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) do município.

O pedido, protocolado com o nº22/2008, entrou na pauta no último dia 19, mas a votação foi adiada. Os moradores estão preocupados com os impactos no desenvolvimento e na qualidade de vida dos moradores da região.

Se aprovado, a CMS cobra que a data seja marcada pela comissão o mais breve possível. Além deles, também quer discutir os impactos previstos com a instalação do Pólo Industrial em Anchieta, o deputado Cláudio Vereza, que já pediu satisfação ao governo do Estado.

A preocupação é sobre o que vem sendo feito para suportar o inchaço populacional, assim como para minimizar os impactos ambientais previstos para a região. Há forte temor de graves impactos à cultura local, agricultura, pesca, turismo e meio ambiente.

Desde quando a proposta de criar um Pólo Industrial no sul do Estado foi divulgada pelo governador Paulo Hartung, a comunidade da região tem se manifestado contra, mas são constantemente ignoradas pelo poder público.

Ao todo, serão construídos no sul nove usinas de pellets e uma siderúrgica, em um projeto que já foi apelidado de "Tubarão II". O governo do Estado quer ainda para a região um pólo petroquímico, incluindo uma refinaria de petróleo, que poderá ser construído em Jabaquara. As indústrias serão atendidas por uma ferrovia que ligará a Grande Vitória a Cachoeiro de Itapemirim.

As previsões para a região são as piores entre os ambientalistas. Afirmam que o Pólo irá gerar um inchaço populacional que irá além de Anchieta.
Atingirá Guarapari e Piúma, com rebarbas para outras regiões próximas como Alfredo Chaves, Iconha e Rio Novo do Sul. Só Anchieta, hoje com 21 mil habitantes, terá nos próximos 10 anos mais de 45 mil habitantes.

Além dos problemas sociais, aumentarão os problemas ambientais, como a contaminação das águas por metais pesados, aumento da carga de enxofre na atmosfera e redução do já escasso pescado. A região vai conhecer as mesmas situações ambientais e sociais ocorridas na Grande Vitória com o conglomerado de usinas de pellets de Tubarão e o complexo siderúrgico de Tubarão. Também é prevista a destruição de uma barreira de corais, na linha indicada para funcionamento do píer da Petrobras.

Notícia retirada do site do Século Diário 23/05/08
http://www.seculodiario.com.br/arquivo/2008/maio/23/noticiario/meio_ambiente/23_05_06.asp

Nenhum comentário:


Comuna de Paris de 1871