sábado, 7 de junho de 2008

Plan Mexico Aprovado pelo Congresso dos EUA

O Plan Mexico - conhecido oficialmente como Iniciativa Merida - foi aprovado no congresso americano entre os dias 15 e 22 de maio. O plano foi proposto por Bush em Outubro de 2007, e consiste em destinar 1400 milhões de dólares em 3 anos para apoiar o governo mexicano na "guerra contra as drogas, luta anti terrorismo e segurança fronteiriça". Neste ano, o plano prevê gastos de US$550 milhões, sendo US$50 milhões destinados a América Central.

O Plan Mexico não prevê entrega de efetivo ao governo mexicano e sim treinamento das forças militares mexicanas com as forças militares estadounidenses e com empresas como Black Water, conhecidas por suas violações de direitos humanos no Iraque e em Nova Orleans depois do furacão Katrina. O dinheiro tambem será investido em mais modernos equipamentos de guerra e de espionagem.

Os perigos do Plan Mexico para a mobilização social no México são claros. Além dos seus vários pontos em comum com o Plan Colombia, que aprofundou as violações de direitos humanos naquele país e autorizou a perseguição da oposição, a Iniciativa Merida está inserida em um contexto maior de militarização do México, seguindo o cronograma da Aspan - (Alianza por la seguridad y prosperidad de America del Norte, também conhecida como "NAFTA Plus"). O Plano é também parte da nova estratégia dos Estados Unidos de disputa da hegemonia na América Latina, servindo como uma espécie de "experimento" do processo de integração econômica com países subdesenvolvidos.

noticia do site Midia Independênte
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/06/421370.shtml

Nenhum comentário:


Comuna de Paris de 1871